Chromium é um vírus? Entenda Como Ele Foi Parar no Seu Computador!

chromium é um vírus

De repente aparece no seu computador um navegador com o ícone muito parecido com o Chrome, mas com as cores em azul. Se trata do Chromium, mas como ele foi parar no seu equipamento? O Chromium é um vírus? Confira a explicação!

Na verdade, o Chromium é um programa legítimo, é basicamente a versão de código aberto (open-source) do Chrome. Todas as atualizações passam antes pelo Chromium, antes de chegar ao Chrome, que é o navegador mais utilizado em todo o mundo.

Muitas pessoas acham que o Chromium é um vírus, porque existem versões modificadas do navegador rodando na internet, que são instaladas “automaticamente” no computador. Na verdade, na grande maioria das vezes ele é instalado junto com algum outro programa gratuito baixado através da internet ou através de instaladores utilizados em alguns sites de downloads.

Essa versão modificada troca o seu navegador padrão para o Chromium, também costuma alterar o mecanismo de busca, exibe uma quantidade maior de propagandas e costuma fazer com que ele inicie automaticamente junto com o Windows, outro comportamento que incomoda os usuários e faz com que o Chromium seja confundido com um vírus.

A versão legítima do Chromium é fácil de desinstalar, o procedimento é o mesmo de qualquer outro programa, através do “Painel de Controle” do Windows, na opção de “Adicionar ou remover programas”. O problema é que essa versão modificada é um pouco mais complicada, ela não costuma nem mesmo constar na lista de programas instalados.

No site da BH Tech Informática existe um guia completo, com todo o passo-a-passo de como desinstalar o Chromium do seu computador definitivamente.

Como Evitar Que Programas Sejam Instalados “Automaticamente” no Windows

Como citado acima, é bem provável que você mesmo tenha instalado o Chromium no seu computador, mas sem a sua vontade.

Esse tipo de instalação, feita contra o desejo expresso do usuário, é chamada de PUPs (Potentially Unwanted Programs), que em bom português significa Programas Potencialmente Indesejados.

Para evitar esse e outros PUPs, siga as dicas abaixo:

  • Procure sempre fazer o download de programas direto no site do fabricante, evite os sites de download que oferecem os programas somente através dos seus instaladores
  • Faça a instalação de qualquer programa com calma, lendo tudo que está sendo exibido na tela e desmarque qualquer opção que ofereça a instalação de algum outro programa
  • Utilize um anti-malware como o MalwareBytes, que oferece proteção contra PUPs e outros tipos variados de malwares.

Chromium é um vírus?

Esperamos ter esclarecido as suas dúvidas sobre o Chromium, se ele é um vírus, como ele foi parar automaticamente no seu computador e como evitar esse tipo de instalação indesejada.

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário logo abaixo.

Escrito com a colaboração do Técnico em Informática Denilson Marcos, experiente profissional no ramo de manutenção de computadores e suporte técnico, trabalha em Belo Horizonte/MG a mais de 10 anos e com milhares de clientes atendidos. Contato através do e-mail: [email protected].

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *