Como saber se meu computador foi invadido?

Será Que Seu Computador Foi Invadido?

Pode-se dizer que o seu computador é uma espécie de cofre, onde está guardado tudo o que você tem de informações valiosas como senhas e até mesmo seus dados bancários. Nesse caso é como se este cofre não fosse completamente seguro, porque está sujeito ao ataque de hackers.

O último exemplo de uma grande ação de hackers aconteceu em uma sexta-feira, em um dos ataques mais graves a atingir os Estados Unidos nos últimos dez anos.

A ação mirou em sites como Spotify, Airbnb e o Twitter e afetou milhões de usuários.

Mas nem todos os ataques são tão óbvios. Em alguns casos, usuários têm suas senhas roubadas e compartilhadas com outras pessoas ou grupos, o que permite furtar suas identidades digitais e até dinheiro.

Quando percebem o que aconteceu, já é tarde demais.

Confira algumas dicas que podem indicar que o seu computador foi invadido e saiba o que fazer nesses casos

Invasão de pcs

Um dos principais sinais de que seu computador foi invadido é o comportamento diferente. Se os programas param de funcionar, há arquivos com conteúdo trocado e até flutuações na conexão, é bom ficar atento.

O surgimento de barras de ferramentas no navegador que não foram baixadas pelo usuário também podem indicar um malware no PC.

Se o antivírus parar de funcionar repentinamente ou parecer ter sido desativado, preste atenção.

No celular, um aumento no consumo de dados sem que o usuário tenha feito nada de diferente, pode ser sinal de um programa malicioso no dispositivo.

Programas que você usa normalmente param de funcionar ou estão muito lentos. Todos nós possuímos programas que acessamos com muita frequência, como o Word, Photoshop, Excel, sistemas de emissão de nota, enfim… Independente do programa, se a máquina foi hackeada, elas provavelmente apresentarão uma lentidão incomum. Ou pior, eles podem nem funcionar mais.

Você não consegue acessar as contas na internet com a senha comum. Outro sinal muito importante é o acesso das contas na internet como, por exemplo, o e-mail. Caso o acesso dessas contas esteja retornando “senha inválida”, provavelmente o hacker descobriu a senha e trocou para uma nova. Por isso vale a pena verificar nas principais contas se esse problema é recorrente, pois esse pode ser o sinal definitivo da invasão.

Arquivos na lixeira que não foram deletados pelo usuário. Conferir os arquivos na lixeira é algo importante para detectar a invasão. O hacker que invadiu a máquina pode ter deletado arquivos de seu interesse. Assim, ao acessar a lixeira, certifique-se de arquivos que não foram deletados pelo dono da máquina e se encontram nela.

Programas novos foram instalados. Existem algumas invasões que acontecem por intermédio de programas instalados na máquina. Assim, é muito importante verificar na lista de programas instalados se existe algum que não foi instalado pelo usuário.

O computador, no geral, não reage bem aos comandos. Comandos básicos como o manuseio do mouse e teclas específicas do teclado costumam ficar comprometidos quando acontecem invasões. Por isso, teste várias vezes para perceber se esses comandos estão com problemas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *